Votar em branco ou nulo

O QUE SIGNIFICA VOTAR EM BRANCO  OU VOTAR NULO?

 ……Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!
……O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto.
……Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO!
……Os votos em BRANCO significam “TANTO FAZ” e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno.
……Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom.
……Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa.
……Já o voto NULO é um protesto válido.
……Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de
nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro.
……Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.
……O voto NULO, ao contrário do que parece, é um voto válido.
……Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação. ……Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto.
……Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato.
……Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa “Você está votando em branco” e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas, se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa “Número incorreto, corrija seu voto”.
……Assim, os votos NULOS são desencorajados.
……Por que falar dos votos NULOS?
……Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.
……Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.
……Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno,as eleições têm que ser canceladas!
……Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.
……Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
……Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Golfinho.
……Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!
……VOCÊ É OBRIGADO A VOTAR, MAS TEM O DIREITO DE ESCOLHER!!!

 

Deixe um comentário

76 Comentários

  1. Marcos

     /  31/10/2010

    Senhoras e senhores, mudariam os personagens, mas os patrocinadores seriam os mesmos… Na minha opinião, voto nulo, é bobagem. Vote logo em quem tem propostas mais plausíveis e menos corrupto. Não precisa ter doutorado nos EUA, basta ter vontade… A prova disso é o Lula.

    Resposta
    • Zé Rola Grande

       /  23/08/2012

      Lembrando que o LULA é aquele que implantou o MENSAL, o maior esquema de corrupção do País. Quem ver cara não ver coração, quem diria que este tabaréu com cara de besta, tinha capacidade para tanto?

      Resposta
      • A população mundial está cada vez mais fechando os olhos e indo votar em seus candidatos com esse pensamento pobre, “votarei no menos corrupto”, por favor, “CONFORMISMO” e “TANTO FAZ”, como colocado no texto acima, na realidade é o pensamento atual da maioria, votando ou não. Votar nulo ou em branco são sinais claros de que a algo está errado, um povo que não sabe ou não deseja votar nas opções apresentadas, demonstra que a confiança praticamente não existe mais, isso jamais deveria acontecer.

    • Muito engraçado isso. Votar no menos corrupto. Será que isso quer dizer: menos ladrão, ou menos assaltante, ou menos assassino ? Ou então menos inteligente ? Acredito que no dia em que todos levantarem a bandeira e votar nulo, e gritar que nenhum candidato serve, ai sim, não precisaremos no doutorado nos EUA.

      Resposta
    • Thais

       /  07/05/2014

      Aff´s … Não me leva mal, mas você é literalmente alienado! São pessoas como você que está fudendo o país. Não existe isso, “vamos votar no menos corrupto”, para dirigir um país tem que pensar como um todo, se lutarmos conseguiremos sim tirar esses filhas de uma p… Então meu voto é nulo !! Não vou votar nesses ladrões de merda !!! Reveja bem os seus pensamentos, pensa nos seus filhos, ou futuro filho se não tiver! Tudo depende de nós…

      Resposta
      • daniel lima perrira

         /  03/09/2014

        Estou com tigo amigo getulio. Vamos acordar brasi

    • Tomaz

       /  09/06/2014

      kkkkkkkkkkkkkk
      Marcao você cheirou cola e mastigou o tubinho…

      Resposta
    • LS

       /  18/08/2014

      Qual prova é o LULA, cite o avanço do país no governo LULA. Não seja ridículo, não é necessário ter doutorado mas é necessário ter capacidade para gerir. Não fale bobagem.

      Resposta
    • CESAR

       /  22/08/2014

      Quero ver se vc confiaria o caixa da sua empresa ao menos ladrão ou se vc trocaria todos os seus funcionários.

      Resposta
    • Yehoram

       /  22/08/2014

      nossa, que burrice: “a prova disso é o lula” kkkkkk a prova de que devemos tovar nulo, né? cara, vc é um idiota!

      Resposta
  2. lua

     /  22/10/2011

    votar nulo sim é a ferramenta que temos para protestar contra esse sistema falido de que quem rouba menos é o melhor,basta desta hipocrisia
    temos esse poder que deve sim ser divulgado e utilizado…

    Resposta
  3. REBECA

     /  21/06/2012

    Com certeza o que deve ser feito é VOTAR NULO. Quando os eleitores dizem -vocês são corruptos- o que os políticos fazem ? MENTEM MAIS ! VOTAR NULO é dizer NÃO A CORRUPÇÃO QUE TOMA CONTA DO BRASIL !!!

    Resposta
  4. NULO

     /  13/09/2012

    Sempre havia votado ideologicamente, e de uns tempos pra cá descobriu que estava fazendo papel de palhaço. Aqueles que sempre criticavam a corrupção, a ganância do capital, o arrocho no salário do trabalhador. o caus na saúde, na educação….Quando chegam ao poder, se transformam e esquecem de tudo que eles haviam criticados e fazem ainda pior……pra mim chega. São farinha do mesmo saco. VOTE NULO!!!!

    Resposta
  5. antonio

     /  20/09/2012

    por mim eu sempre votaria nulo porque nos confiamos em tds mas nada do que e prometido sera cumprido so for de 100% as vezes so a 50% sera realizado nao fique se enganando a si proprio………… o que eu mais queria e que tdo isto seria verdade

    Resposta
  6. andre

     /  03/10/2012

    vou nulo ou branco, e todo protesto preguiçoso que as pessoas desse país têm, não muda nda o que precisa mudar e a sua cabeça, o seu intelecto e sua vontade prostestar por algo melhor, não simplesmente votando nulo, mude a sua atitude, pesquise, acredite concordo com o marcos, a prova foi o lula, alguém aqui pode me dizer que esse país não está melhor de dez anos pra cá? alguém aqui duvida, então povo brasileiro que me incluo nele deixem de ser preguiçoso e votem em um candidato e vamos tirar as cobras do poder

    Resposta
    • LS

       /  18/08/2014

      Vou te fazer a mesma pergunta que fiz ao Marcos, cite os avanços do governo LULA. Que tipo de informações você tem que atesta melhoria no país devido algum tipo de ação movida no governo Lula. Como está a saúde, a educação, habitação do povo??? Fale baseado em indicadores reais que atestem a melhoria, não fique achando e visualizando coisa que não tem nada a ver. Como está a economia? como está a produção? como estão os preços? o poder de consumo do povo sem o pagamento das taxas de juros cada vez maiores? como está a atualização dos salários frente a inflação? Como está a evolução dos gastos públicos? está caindo? e a arrecadação? em valor absoluto você está pagando cada vez mais impostos, está melhor??????????? Como estão os números da saúde? Quantidade de recursos aplicados na estrutura, tempo médio de espera na fila do SUS???????? Como estão os números da educação, quantos brasileiros tem acesso a educação de qualidade, quantos tem acesso a faculdade ou profissionalização. Como está a moradia? como o povo está morando? está saindo do aluguél? talvez esteja não é, porque agora financia pelo minha casa minha vida e vai pagar a vida inteira duas vezes o valor de uma casa, que o governo te ajuda a comprar te emprestando o seu próprio dinheiro que você recolher no FGTS. NÃO SEJA IGNORANTE AO PONTO DE FALAR QUE O POVO BRASILEIRO É PREGUIÇOSO E VÍTIMA RAPAZ, PRESTE ATENÇÃO NA NOSSA HISTÓRIA E AVALIE A SITUAÇÃO DA MAIOR PARTE DESSE POVO QUE SOFRE COM A IMPUNIDADE DOS CORRUPTOS QUE COMANDAM ESSE PAIS. FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO NOSSO PAIS LÁ FORA E VERÁ QUE NO BRASIL TEMOS MUITA GENTE BATALHADORA E QUE LUTA DIA APÓS DIA PARA PRODUZIR E TRANSFORMAR ESSE PAIS. OLHA AO SEU REDOR E VEJA TODA A ESTRUTURA QUE VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO COME, NÃO VESTE, MORA NA RUA E SOMENTE VEGETA. EM TUDO O QUE VOCÊ TEM HÁ A MÃO DE UM BRASILEIRO QUE ESTÁ TRABALHANDO PARA AJUDAR A CRESCER ESSE PÁIS. E FALE QUAL É A SUA CONTRIBUIÇÃO??????????? VOCÊ ESTÁ PESQUISANDO SEUS CANDIDATOS? VOCÊ MANIFESTA SUAS IDÉIAS? VOCÊ COBRA OS SEUS DIREITOS? VOCÊ JÁ MUDOU A SUA CABEÇA?????????????????

      Resposta
  7. adriana glassmann amado

     /  06/10/2012

    Se voto no Brasil fosse coisa boa, não precisaria ser obrigatório! Aí sim as pessoas votariam com consciência, com ideologia e democraticamente. Acontece que ninguém vota em X ou Y por achar propostas interessantes, mas sim porque TE OBRIGAM a votar no candidato que eles querem. O mais corrupto, o que tem mais apoios($) e o que vai favorecer “os comparsas”, depois de eleito, é o cara que irá ganhar. No Brasil os interesses falam mais alto e o povo que se f***. O brasileiro é povo pacato, inculto, acuado, que não briga pelos seus direitos e nem sabe que tem! Reclamam, reclamam e baixam a cabeça, diferente do europeu, que se mobiliza e é unido. Quando o povo está insatisfeito, tem voz e sai as ruas mostrando a sua indignação. Se o transporte aumenta, o europeu arruma outro jeito de ir, mas boicota até ver o seu pleito resolvido. É isso aí, gente: vamos crescer enquanto cidadão e dizer NÃO a tanto descaramento.

    Resposta
  8. Pedro

     /  07/10/2012

    O melhor é ver pessoas que não sabem nem escrever direito chamando os outros de burro e ainda apoiando um corrupto. Lula, Serra, Russomano, ou qualquer outro é lixo. Use a cabeça para pensar….

    Resposta
  9. Gostaria de avisar, não só ao leitor do texto como ao próprio autor! que estão se enganando quanto ao fato de que votos nulos podem anular uma eleição, ou retirar seus candidatos! ISSO É CONVERSA FIADA!
    Esse link contesta inclusive o próprio evento de tubarao e galinha,

    http://www.quatrocantos.com/lendas/283_voto_nulo_branco.htm

    Isso é lenda, concordo em votar nulo, por não ter melhor opção, mas votar esperando que a eleição seja cancelada, isso é lenda!

    Resposta
    • Lauro

       /  23/06/2013

      Desculpa cara, eu li este texto e dá pra ver claramente como interpreta mal a lei. “Se a nulidade DOS VOTOS atingir mais de 50%, é feita nova eleição atingir mais de 50%”. Não é nulidade do processo, da votação em si (regras para votação, etc). E se não estivesse mencionando os votos, também não colocaria a porcentagem. Esse texto é uma afronta e deveria ser eliminado da internet.

      Ou seja, votos nulos anulam SIM uma eleição. No caso passado no texto, 7 votos nulos de 10 possíveis, seria cancelada a eleição e marcaria-se outra de 20 até 40 dias.

      Querem achar pêlo em ovo.

      Resposta
  10. Bárbara Sá Teles

     /  28/10/2012

    Bem eu concordo com o Sr Diego Melo acima eu votei esse ano a primeira vez nulo também mas acho que essa história de “cancelar a eleição” é balela por mais que nós votassemos nulo ainda somos a minoria comparado ao resto da população. Voto nulo por não ter opção pq acho tanto um candidato como o outro “fora de mão” pra mudar a cidade.

    Resposta
  11. Roberto

     /  22/03/2013

    De acordo com esta reportagem, a informação prestada acima não passa de mito da internet. Vamos analisar as duas e ver quem nos convence?

    http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/tire-suas-duvidas-sobre-os-votos-nulo-e-branco/

    Resposta
  12. Sigmund

     /  14/07/2013

    Nunca li tanta besteira. É triste ver gente achando que branco/nulo significa alguma coisa. Acham que podem protestar mas simplesmente estão ajudando os bandidos a se elegerem visto que precisam de menos votos.

    Brancos e Nulos não interferem:

    http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/100061130/votos-brancos-e-nulos-nao-interferem-no-resultado-das-eleicoes

    Mais de 50% de nulos não anulam eleição

    http://jus.com.br/revista/texto/11506/votos-nulos-nulidade-da-eleicao-e-nova-eleicao

    Resposta
    • Dlavor

       /  18/09/2013

      No Brasil, de acordo com a lei Nº 9.504, de 30 de Setembro de 1997, o voto em branco é registrado para fins estatísticos, mas não é computado para candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do numero total de votos. Sendo assim, tanto os votos em branco como os votos nulos não possuem validade de seleção de candidatos em si.

      Resposta
  13. Marcos Alberto

     /  26/07/2013

    Mas o povo poderia se unir para que todos os brasileiros não entrassem nas escolas para votar e ir para as ruas pedir a mudança de todo o congresso. Porque aceitar votar no menos ladrão, é falta de respeito com você mesmo. Se tem só ladrão no congresso tem que tirar todos de lá. Tanto o que rouba pouco como o que rouba muito. E os que mamam e só vão bater os cartões e não fazem nada só recebem. Por causa do povo aceitar o menos ladrão ou roubo mas faço é que o país chegou no caos. Hoje em todos órgãos públicos temos juízes, policiais, empresários, advogados, médicos, engenheiros corruptos graças ao menos ladrão e a impunidade. Se não for desse jeito só uma guerra civil, porque o congresso é de pai para filho. É só entre eles e os seus partidos. O povo não tem candidatos vota em quem os partidos querem, e os partidos coloca quem eles querem. Tem políticos no congresso que já está lá a 40 anos graças a essa filosofia do que rouba menos.

    Resposta
  14. Marco Aurelio

     /  05/09/2013

    Votar nulo sim e uma maneira de protestar pacificamente, pdem ater eleger um senador ou deputado mas se a maioria votar nulo, estes canditados nao teram nehuma representatividade junto ao povo brasileiro. Tudo que esta acontecendo neste pais e uma vergonha ” deputado condenado pelo STF NATAN DONADON continua com seu mandato pois em votação secreta na Câmara dos deputados foi absolvido ” quero lembar você que esta indo para as ruas protestar pode acabar sendo processado e preso e isso ai vamos lutar pelo um pais mais justo.

    Resposta
  15. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, debelou de vez um mito que circula há meses na internet: o de que as eleições para deputados federais ou estaduais seriam anuladas no caso de mais da metade dos votos serem nulos. Segundo o ministro, não há lei que contenha essa determinação. A regra também inexiste na Constituição.

    Marco Aurélio começa pela Constituição: “A Carta manda que o eleito para presidente tenha pelo menos 50% mais um dos votos válidos. Estão excluídos desse cálculo os brancos e os nulos. Mas se, por hipótese, 60% dos votos forem brancos ou nulos, o que não acredito que vá acontecer, os 40% de votos dados aos candidatos serão os válidos. Basta a um dos candidatos obter 20% mais um desses votos para estar eleito”.

    A Folha quis saber também do ministro se o Código Eleitoral (lei 4.737, de 1965) não respaldaria a tese de que 50% dos votos nulos resultariam na anulação da eleição. Marco Aurélio Mello respondeu de maneira taxativa: “Não”. Na realidade, o que tem ocorrido nas correntes que circulam pela internet é uma leitura equivocada do Código Eleitoral e de algumas decisões antigas do TSE, que deixavam margem para dúvida. É que o artigo 224 diz o seguinte: “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

    O fato é que a “nulidade” à qual se refere esse artigo 224 do Código Eleitoral é aquela decorrente de fraude, de algum ilícito ou de acidente durante o processo eleitoral. Por exemplo, quando alguém usa documento falso para votar em nome de terceiro, ou quando as urnas se extraviam ou são furtadas. Isso fica claro no parágrafo 2º desse artigo, que determina ao Ministério Público promover “imediatamente a punição dos culpados”.

    “Quem vota nulo por vontade ou por erro não é culpado de nada nem pode ser punido, até porque o voto é dado de maneira secreta”, diz Marco Aurélio.

    Para reforçar seu entendimento, ele cita os artigos anteriores ao 224, que tratam também da nulidade dos votos. O artigo 220 diz que existe a anulação se a votação foi “perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral”, “em folhas de votação falsas”, realizada “em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas” ou “quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios”. Ou seja, nada que esteja relacionado ao voto nulo dado pelo eleitor. O artigo 222 é claro sobre as possibilidades de anulação: “É também anulável a votação, quando viciada de falsidade, fraude, coação (…) ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei”.

    Marco Aurélio também informa que seu entendimento está em linha com o que o TSE já decidiu num julgamento recente, no último dia 17 de agosto. Ao tratar de um caso em que se requeria a anulação de uma eleição municipal em Ipecaetá, na Bahia, o TSE proferiu: “Não se somam (…), para fins de novas eleições, os votos nulos decorrentes de manifestação apolítica do eleitor, no momento do escrutínio, seja ela deliberada ou decorrente de erro”.

    A decisão sobre esse “recurso especial” pode ser lida no site do TSE, no setor de “inteiro teor”, com o número 25.937.

    Resposta
  16. Xavier

     /  07/10/2013

    Vamos Trabalhar para que 51% dos Eleitores AnuLem o seu VOTO!
    Pois Somente este Opção fará alguma diferença em 2014!!

    Resposta
  17. Horus

     /  20/11/2013

    O voto nulo pode ser uma solucao sim mas considerando que o problema do Brasil é o Brasileiro ou a maioria deles, creio que mesmo o voto nulo dado por uma razoável parcela dos eleitores não resolveria o problema! Ainda assim corre-se o risco de outro lobo em pele de cordeiro ser eleito e transgredir!!!! O que o Brasil precisa é de ética e integridade !!
    Uma pessoa que opta por transgredir está assumindo o risco de estar fazendo algo contra a lei e sendo assim sujeito a punição, pois bem, que haja punicao exemplar para crimes do colarinho branco e todos os outros crimes onde a vida da vitima tenha sido tirada ou colocada em risco!!!! Direitos humanos? Primeiro os direitos humanos das vitimas!!!! Depois, se for o caso, o direito do bandido!!!
    O transgressor tem que ter medo de transgredir!!! Ele precisa chegar a conclusao de que o risco em cometer o delito, caso seja pego, nao compensa!!!!!
    Tolerancia zero!!!! Foi assim que o estado resolveu o problema da criminalidade em Nova york anos atrás!!! Ora se nao temos capacidade de criar algo melhor vamos copiar o que deu certo lá fora!!!! Tolerância zero para crimes contra a integridade humana e para crimes cometidos por pessoas eleitas ou funcionários públicos!!!!!

    Resposta
  18. Dilson Santos

     /  04/12/2013

    Com a chegada de novas eleições municipais, temos os mesmos fantasmas que nos assuntam a bastante tempo na corrida disputa do poder no Rio de Janeiro, os grandes nomes são Garotinho, o rei do maracujá (conhecimdo pelo golpe aos produtores em Campos e pelo populismo restaurante de R$ 1,00, Cesar Maia, quem conhece as grandes benfeitorias de suas obras superfaturadas e que de nada servem, Crivela, coitado lider de pobre de coitados que mal sabem ler, e Lindeberg ladrão da baixada em Nova Iguaçu, acabou com a cidade)..

    Gostaria que o partido que os representa nem participasse das eleições, não são dignos de nossa confiança e voto.. São o PR, PT, DEM e PRB.. Por acaso existe já algum movimento para sair as ruas contra esses salafrarios sem vergonha??????

    Resposta
  19. Lucas

     /  13/12/2013

    Seu texto está ERRADO! Voto BRANCO = Voto NULO = NADA. Esses dois votos NÃO CONTAM PARA NENHUM CANDIDATO! Só são úteis para fins estatísticos…

    Resposta
  20. Xavier

     /  13/12/2013

    Vamos Votar Nulo e demonstrar para esta Máfia que manda no Brasil;
    que eles não são Ninguém. 20% já votam Nulo em todas as Eleições.
    Att. Xavier – Caxias do sul – RS.

    Resposta
  21. LU

     /  17/12/2013

    não tem nada aver a explicação, voto em BRANCO, significa que nenhum dos candidatos ai presente não tem uma proprosta que me agrade, se você acha bom que vote, NULO, não sei votar não analizei as propostas dos candidatos, não acompanhei as campanhas. Voto branco e o verdadeiro voto de protesto respeitando a opinião de outras pessoas que acredita em determinado candidato que não e meu caso meu voto e BRANCO, PORQUE NENHUM CANDIDATO E TOTALMENTE HONESTO, A ELE ROBOU MAIS FEZ, NÃO DEIXA DE SER LADRÃO, NÃO VALE APENA VOTAR , CONTINUO VOTANDO EM BRANNNNNNNNNNCOOOOOOOOOOOOO.

    Resposta
  22. joeser alvarez

     /  14/02/2014

    “Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia. ”

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

    Resposta
  23. Julihermes Cavalcanti

     /  25/02/2014

    Voto em Lula ou em quem ele indicar até o fim da minha vida!!

    Resposta
  24. Gigante da Colina

     /  20/03/2014

    Prezado Marcelo, seu artigo é totalmente equivocado!!! Nada do que você falou procede. Tanto o voto em branco quanto o nulo não server para nada. E também não tem essa de anulação de eleição. Estou com vergonha por você.

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

    Resposta
  25. Bruno

     /  28/03/2014

    Não acredito que a essa altura do campeonato ainda tem gente publicando essas besteiras!!

    ESS INFORMAÇÃO ESTA ERRADA!!! Votos brancos e nulos NAO SÃO VOTOS VÁLIDOS. NENHUM DOS DOIS EH COMPUTADO A NENHUM CANDIDATO!!!

    Da uma pesquisada melhor antes de escrever bobagens.

    Resposta
  26. CopakbanaKid

     /  10/04/2014

    E vocês acham que isso tudo é puro engano ou desinformação? Nada disso. Toda eleição tem gente paga para fazer isso. Espalham este MITO na internet, e assim quem está no poder continua. SIMPLES ASSIM.

    Resposta
  27. Monique Senna

     /  11/04/2014

    Essa sua questão de anulação da eleição… ISSO NÂO EXISTE…
    De acordo com o site do TRE e TSE, isso trata de um equivoco de interpretação, então, não existe a possibilidade de anulação de uma eleição, até pq no artigo diz que o candidato para ser eleito precisa de 50% dos votos “válidos” e como o TRE e TSE explicam, voto BRANCO e NULO não são COMTABILIZADOS como “VÁLIDOS”…

    ESSA É A NOSSA DEMOCRACIA… SOMOS OBRIGADOS A VOTAR EM QUEM NAO QUEREMOS E NAO PODEMOS FAZER NADA PARA MUDAR… E AINDA SOMOS ACUSADOS DE NAO SABER VOTAR…

    Resposta
  28. ROBERTO

     /  08/05/2014

    Vou Votar para detonar a Dilma ea ptezada! Mas para Senador e Deputado O VOTO É NULO.

    Resposta
  29. Clarissa

     /  12/05/2014

    Não vejo diferença entre os políticos assim como seus partidos imundos. PT, PSDB, PMDB, PPS, PV, PFL, PC do B, PSTU, PL….tudo a mesma merda, que só se preocupam em uma única coisa: entrar ou se manter no poder. Faz uma diferença de um lado, mas do outro tá passando a mão no nosso dinheiro (suado dinheiro).
    Lembro-me das coisas melhorarem em casa com o governo do Fernando Henrique e o plano real, o mesmo aconteceu com o Lula… Mas ambos são farinha do mesmo saco! São corruptos! Assim como todos os políticos no Brasil. Agente vê todo dia na televisão (ou presencia) a mesma coisa: hospitais cheios, alunos sem aula, falta de segurança…. não muda! Não aguento mais, meu voto é minha única arma contra eles… e em uma luta você não entrega a arma para o bandido!!!!!
    A partir dessa eleição: voto NULO

    Resposta
    • Ronald

       /  06/06/2014

      Desculpa Clarissa, mas tem uma grande contradição, se seu voto é sua unica arma, votando nulo, voce estaria cometendo um suicidio.

      Resposta
  30. fleurimar da silva

     /  13/05/2014

    Eu apoio o voto nulo em forma de protesto porque tenho vergonha dos representantes que ajudei a eleger

    Resposta
  31. Alessandro Moreira

     /  14/05/2014

    Em minha opinião, atualmente, a melhor opção é o voto nulo!

    Resposta
  32. Gilson Domingues

     /  16/05/2014

    Um governo de 12 anos,com corruptos pegos com dinheiro na mala,meia etc,com uma divida publica mais que duplicada e uma taxa de juro mais alta do mundo,temos que sim votar em nulo…

    Resposta
  33. wellington

     /  17/05/2014

    ha 05 anos voto nulo, há 60 anos escuto falar, educação,saude, moradia e segurança, cade. prostesto não. tocar fogo en onibus nao, a solução votar nulo. protesto silencioso. deixe a copa acontecer. Brasil pais rico, muito rico, robalheira muita, e ai, vote nulo. campanha nacional. isso sim. policiais preparado en cima de civil despreparado, e ai, vote nulo no silencio. politica nao e loteria gastar milçhoes tira bilhoes. votye nulo me escreva ok. presidente tem quew ser macho muito macho, joaquim barbosa.

    Resposta
  34. ROBERTO

     /  20/05/2014

    É isso mesmo voto Nulo para Deputado Estadual e Federal.
    Mas para Governador e Presidente tem que votar na Oposição par tirar os Comunistas do Poder!

    Resposta
  35. A campanha “vote nulo” é democrática e não deve ser criticada, mas cabe uma observação: mais de 50% de votos nulos não anula a eleição como pensam alguns.

    Importante uma leitura do Art. 224 do Código Eleitoral – “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos nas eleições presidenciais, nas eleições federais e estaduais ou nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”
    Porém, para fins de aplicação do art. 224, a nulidade que se refere é a anulação, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos votos de candidatos envolvidos com fraude, abuso de poder, corrupção, compra de voto, extravio ou furto de urnas. Somente nesses casos a eleição pode ser cancelada.

    Assim está na lei. Votar nulo não cancelará a eleição e não fará com que os partidos indiquem novos candidatos.Se todos votarem nulo menos 1 eleitor, será eleito o candidato que receber este único voto.
    A conscientização política é a única maneira de “salvar” o nosso município, o nosso País!

    Resposta
  36. Ronald

     /  06/06/2014

    Votos brancos e nulos valem exatamente a mesma coisa, ou seja ZERO, não se fará outra eleição, se 51% dos eleitores votarem nulo.
    Engraçado como somos tão mal informados, e acreditamos em tudo que publicam na internet.

    Logico, que é uma opção dos eleitores votarem assim, mas pelo menos saibam o que estão fazendo.

    basta fazer uma simples pesquisa na internet para saber isto.

    Acordem!!!!

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

    Resposta
  37. Jônatas lôbo

     /  13/06/2014

    Votar nulo é um protesto coerente. porém votar em branco, ajudar o PT ganhar o primeiro turno. Eu concordo que nenhum dos candidatos representam uma boa proposta, mas qualquer um desses menos o PT. O PT controlará até o STF, se ganhar será invencível, eles tem maioria em todos os poderes. Reflitam bem pessoal.

    Resposta
  38. O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:

    “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias

    Agora é o momento de dizermos que não estamos representados , o momento de acabar com tudo que esta acontecendo e que sempre aconteceu é votando nulo.
    Não ajude essa raça a se perpetuar no poder

    Não existe candidato honesto, há duas característica no politico brasileiro, ou ele é corrupto ou ele é omisso,
    não temos obrigações de dar emprego com salários altíssimos a ninguém, desde que foi declarado o voto, muita gente ficou rico do dia para a noite, e ninguém vai preso por roubar o governo, o máximo que acontece e se afastar do gargo e depois gastar a vontade o dinheiro roubado. Por isso vamos convencer a população a votar nulo, pois todos os candidatos que estão escritos, não poderão mais se candidatos, já que foram rejeitados pela população, VOTA NULO BRASIL
    Hitler, Mussolini e Pinochet, em quem você votaria? Pois é , isso é anular o voto, Não podemos simplesmente votar por votar, se não existe candidato que você confia , anule seu voto , você tem este direito

    Resposta
    • Elaine

       /  23/06/2014

      Eleitores necessitam informar-se sobre o que estabelece a nossa Constituição Federal no tocante à maioria de votos nulos, porque as normas constitucionais é que prevalecem em caso de conflito com as normas infraconstitucionais. As pessoas têm direito de votar nulo, tanto quanto têm direito à informação correta para votar (nulo ou não) com consciência.

      Resposta
  39. joao

     /  17/06/2014

    Vou VOTAR NO AÉCIO NEVES! FORA PT FORA DILMA, LULA E A CAMBADA DE COMUNISTA QUE VÃO TODOS PARA CUBA!

    Resposta
  40. Elaine

     /  23/06/2014

    Entendo que as afirmações sobre o voto em branco devam ser cuidadosamente reavaliadas.

    Resposta
  41. NÃO ADIANTA VOTAR NO CANDIDATO A ou B, POR MAIS HONESTO, COMPETENTE, OU BEM INTENCIONADO QUE SEJAM OS CANDIDATOS, O SISTEMA POLÍTICO IMPEDE QUE O MELHOR SEJA FEITA PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, POIS TERÃO QUE COMPENSAR OS FINANCIADORES DE SUAS CAMPANHAS.

    Resposta
  42. laura

     /  16/07/2014

    Em terra de tubarão e galinha , quem escreveu o texto foi um BURRO !!! de onde isso foi tirado ?Que fontes confiáveis foram usadas? Estimular o voto consciente como voto Nulo está induzindo as pessoas ao erro. que contradição. Este texto é uma atrocidade .

    Resposta
  43. vone

     /  26/07/2014

    Tem que votar nulo mesmo! Só assim eles começaram a prestar atenção e sentir que alguma coisa está errada!Ñ existe nenhum confiável ali dentro ou que queira entrar!Quem quer ser candidato já vai pensando em roubar.

    Resposta
  44. josemar gomes

     /  29/07/2014

    Tenho 50 anos, quando estava na quarta série do ensino fundamental “antigo ginásio”, num colégio público, ouvia dizer que “o Brasil é um país em desenvolvimento”, quase quarenta anos depois, continuo ouvindo que somos um país emergente “mudou-se apenas a forma de dizer a mesma coisa” .
    Meu voto vale muito para ser desperdiçado com esses carniceiros, nenhum deles merece meu voto! vote nulo.

    Resposta
  45. Granceu Wakao

     /  04/08/2014

    Isso eh p vcs aprender a realmente saber das coisa, não ficar de falácia
    Acompanhamento processual e Push
    |
    Diário da Justiça Eletrônico
    |
    Inteiro teor de decisões

    Voto nulo e novas eleições
    Polianna Pereira dos Santos1
    De dois em dois anos, em eleições municipais ou regionais, sempre surge alguém para hastear a bandeira do voto nulo, declarando a finalidade de promover a anulação do pleito. Já passou da hora de superar essa ideia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco.

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”.

    Do mesmo modo, o voto branco. Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.

    Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia.

    O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Nada obstante, o voto tem como uma das principais características a liberdade. É dizer, o eleitor, a despeito de ser obrigado a comparecer, não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum.

    Diz respeito à liberdade do voto a possibilidade de o eleitor optar por votar nulo ou em branco. É imprescindível, no entanto, que esta escolha não esteja fundamentada na premissa errada de que o voto nulo poderá atingir alguma finalidade – como a alardeada anulação do pleito. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições.

    1 Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC PUC Minas). Assessora da Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG). Professora de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). E-mail: poliannasantos@gmail.com
    2 Art. 224. Se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
    3FARHAT, Said. Dicionário parlamentar e político. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. 1 CD-ROM.
    4 Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2013.

    Assuntos relacionados
    Um ano antes das eleições: por que essa data é importante?
    Espaço do Eleitor
    Sugestões de leitura
    Para refletir
    Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF – 70070-600 – Tel.: (61) 3030-7000
    Assessoria de Informações ao Cidadão – 0800 648 0005
    Protocolo Administrativo: sala V-101, fax: (61) 3030-9850 – regras de envio
    Protocolo Judiciário: sala V-504, fax: (61) 3030-9951
    Horário de funcionamento dos protocolos: das 11h às 19h

    Resposta
  46. aline

     /  07/08/2014

    Estou descontente decepcionada totalmente sem vontade de nem comparecer as urnas mas irei anular meu voto contribuir c minha parcela só tenho falta de opção como opção

    Resposta
  47. Adilson

     /  07/08/2014

    O estranho é que na urna eleitoral não tem a tecla “NULO”. Porque o TSE aprovou isto se consta na legislação eleitoral o voto “NULO”. Será que querem tirar a liberdade do eleitor de escolha?

    Resposta
  48. Indivíduo

     /  11/08/2014

    Se o eleitor não acha nenhum candidato bom, por que o próprio eleitor não se candidata?

    Resposta
  49. Cláudio Ribeiro

     /  14/08/2014

    E quando você não tem opções, Nem o Galinha, nem o Tubarão, nem o Pé de pano, nem a dona Fabulosa e nem o mão ligeira ão te interessa e você sabe que no futuro vai ser a mesma coisa e ainda irá se surpreender e se arrepender…

    Resposta
  50. anonymus

     /  14/08/2014

    O que fazer quando tem sete CANDIDATO a GOVERNADOR onde nenhum não vale merda?. No Brasil é assim você não tem direito de escolher. Essa urna teria que ter um OPÇÃO PARA ANULAR OU MELHOR TIRAR TODOS OS CANDIDATOS QUE NÃO PRESTA!! PARA EXERCER COM DIGNIDADE O CARGO DE GOVERNADOR. Pergunto para esse indivíduo como vou me candidatar se eu não tenho recursos muito menos poder? O BRASIL ESTÁ ENTREGUE NAS MÃOS DA CORRUPÇÃO… nulo era uma condição para manter a própria liberdade, se recusando a entregá-la na mão de um líder CORRUPTO. Não tá na hora de revermos nossos conceitos?

    Resposta
  51. O voto nulo ou branco é apenas um ato de abstenção eletiva, só isso! Uma vez que para o pleito esses votos são INVÁLIDOS, não serão computados ou seja não são votos de elegibilidade, são apenas contabilizados a titulo de ESTATÍSTICA, a eleição é definida ou decidida através dos votos VÁLIDOS os votos elegíeis, ou seja os votos diretos direcionados aos respectivo candidatos registrados no pleito. Assim se 99% dos eleitores votarem nulo ou branco, a eleição será definida pela contabilização dos votos VÁLIDOS de 1% dos eleitores.

    “É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”. (Polianna Pereira dos Santos1)

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

    Resposta
  52. fleurimar da silva

     /  20/08/2014

    Quero ajudar a publicar essas informações para todo Brasil
    Se eu podesse iria fazer uma campanha para mostrarmos o grau de insatisfação de nossos eleitores
    perante a corrupção no Brasil

    Resposta
  53. Podemos reclamar de um mau governante?
    Depende da situação de cada um, todos aqueles que votaram corretamente, ou seja, votaram em qualquer um candidato, seja ele de qualquer partido, mesmo seu candidato tendo perdido as eleições estes cidadãos tem todo direito de reclamar contra os desmandos do governo, das corrupções, e do mau emprego do dinheiro arrecadado nos impostos. Todos aqueles que deixaram de votar por preguiça e aqueles que votaram em branco ou anularam seus votos, estes negativistas tem que ficar calados de boca fechada, não tem nenhum direito de fazer nenhum questionamento, mesmo vendo seu país afundar pelos erros de um mau governo.
    Paulo Luiz Mendonça.

    Resposta
  54. BSN

     /  25/08/2014

    Segue um texto sobre o assunto voto em branco ou nulo que explica direitinho como funciona esse sistema.

    http://www.pensopinando.com/2014/08/voto-branco-ou-nulo.html

    Resposta
  55. Patricia

     /  29/08/2014

    Esse blog deveria pesquisar melhor antes de escrever bobagens. Os votos brancos e nulos não são considerados válidos de forma alguma!!! Não ampliam a vantagem do 1º colocado e tampouco valem como forma de protesto, anulando as eleições. É simplesmente como se o eleitor não tivesse ido às urnas, não são computados de jeito nenhum. Sugiro a quem escreveu este artigo a se informar um pouco melhor sob o risco de estar induzindo o eleitor ao erro.

    Resposta
  56. Osiel

     /  08/09/2014

    Todos os brasileiros deveriam deveriam anular o voto, para mostrarem que existem pessoas que pensam, e nao sao manipulados pela midia, nao existe politico que queira melhorar o pais, so querem entrar no poder para enriquecer, e o povo nao consegue ver isso.

    Resposta
  57. Nesta Eleição todos juntos num processo de votar NULO…

    Resposta
  58. Andréa

     /  11/09/2014

    Matéria publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral.
    Antes de publicar artigos, melhor dar uma pesquisada.

    Voto nulo ou em branco hoje em dia não significam absolutamente nada.

    De dois em dois anos, em eleições municipais ou regionais, sempre surge alguém para hastear a bandeira do voto nulo, declarando a finalidade de promover a anulação do pleito. Já passou da hora de superar essa ideia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco.

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”.

    Do mesmo modo, o voto branco. Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.

    Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia.

    O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Nada obstante, o voto tem como uma das principais características a liberdade. É dizer, o eleitor, a despeito de ser obrigado a comparecer, não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum.

    Diz respeito à liberdade do voto a possibilidade de o eleitor optar por votar nulo ou em branco. É imprescindível, no entanto, que esta escolha não esteja fundamentada na premissa errada de que o voto nulo poderá atingir alguma finalidade – como a alardeada anulação do pleito. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições.

    1 Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC PUC Minas). Assessora da Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG). Professora de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). E-mail: poliannasantos@gmail.com

    2 Art. 224. Se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

    3FARHAT, Said. Dicionário parlamentar e político. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. 1 CD-ROM.

    4 Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2013.

    Resposta
  59. eu gostaria de sabe quando o salario brasileiro vai ter alimento agora que a energia teve esse almento abessurdo porque o salario malmente da para pagar a negia que consumimos

    Resposta
    • as leis deveriam mudar primeiro mudar as leis para menores porque eles podem voltar e não pode ir para cadeia eles podem matar robar assalta país deffamílias esso e uma vergonha para esse país

      Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: