Ex-presidente amplia vantagem sobre Pimentel na disputa pela segunda opção a senador

 

A preferência do eleitorado mineiro pelo ex-presidente Itamar Franco (PPS) cresceu e, a seis dias da eleição, ele se consolida como favorito para ficar com a segunda vaga do Senado pelo Estado. As intenções de voto para Itamar, que vinham caindo, subiram três pontos na nova pesquisa DataTempo/CP2. Ele tem como adversário direto na disputa pela segunda cadeira o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT).

O ex-presidente lidera nesse cenário e tem agora 35,90% das intenções contra 20,95% do petista. Ou seja, a diferença entre os dois candidatos, que é de cerca de 15 pontos percentuais, era de 13 na rodada anterior, publicada na última quinta-feira. Já no dia 17, a diferença era de 12,7 pontos. A margem de erro do novo levantamento é de 2,15 pontos para mais ou para menos.

O melhor índice do ex-prefeito da capital foi registrado na penúltima pesquisa sobre a segunda cadeira ao Senado, quando ele foi escolhido por 22,01% das pessoas ouvidas. Nas duas sondagens recentes, ele se manteve na faixa dos 20%.

No entanto, segundo o levantamento, a massa de eleitores indecisos no Estado continua alta, mesmo caindo paulatinamente, e seria capaz de alterar o resultado. Na rodada do dia 17 deste mês, 28,33% dos entrevistados afirmaram que não sabiam em quem votariam para a segunda vaga a senador. Na semana passada, esse contingente caiu dois pontos e meio e, agora, mais dois pontos, chegando a 23,64%, quase um quarto das pessoas ouvidas.

Na disputa pela primeira vaga, a condição do ex-governador Aécio Neves (PSDB) continua confortável, como sempre esteve desde o início do período eleitoral. Ele estaria eleito para a cadeira, segundo a pesquisa, com 63,48% dos votos.

A vitória de Aécio seria tranquila, já que, além da margem de vantagem, ele cresceu cerca de quatro pontos percentuais na comparação com a sondagem divulgada na quinta passada.

Nesse cenário, o segundo candidato é Pimentel, mas com uma diferença de 50 pontos. Na nova pesquisa, ele aparece com 14,08% das intenções de voto. Itamar é o terceiro, com 7,69%.

Total. O DataTempo/CP2 apresentou a soma das pesquisas estimuladas para primeira e segunda opções. O resultado serve de termômetro sobre as chances dos candidatos. Dos três nomes mais bem consolidados, Pimentel foi o único que registrou queda. Ele perdeu 0,9 ponto e está, agora, com um total de 35%. Aécio lidera com 72%, pois subiu três pontos. Em seguida, vem Itamar, com 43,60%, 3,3 pontos acima da rodada anterior.

Ibope

Quadro. Pesquisa Ibope divulgada ontem trouxe números semelhantes aos do DataTempo/CP2.

Dados. No cenário de soma, Aécio está na frente com 69%. Itamar aparece em segundo, com 44%, e Pimentel em seguida, tem 29%.

Coleta. Foram entrevistados 2.002 eleitores entre os dias 23 e 25. A pesquisa está registrada no TRE com o número 74106/2010.

Definição

 
Aliados estariam eleitos, segundo quadro espontâneo

A pesquisa DataTempo/CP2 também trouxe o cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor. O quadro reflete fielmente o levantamento estimulado a menos de uma semana da eleição.

Também segundo a sondagem espontânea, Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) seriam os eleitos para o Senado por Minas. Eles lideram como primeira e segunda opções respectivamente. O tucano lidera com 48,58% das intenções de voto, e o ex-presidente está na frente para a segunda vaga com 26,72%.
No entanto, no cenário em que Itamar vence, ele não tem mais intenções de voto do que a massa de eleitores que afirmaram não saber em quem votar no próximo domingo ou não responderam. Eles são 35,90%, confirmando a indefinição do quadro.

Como na pesquisa estimulada, Fernando Pimentel (PT) é o segundo candidato mais citado nos dois cenários. Ele tem 11,73% das menções na sondagem para a primeira cadeira e 14,66% no levantamento para a segunda.(JGJ)

Informações

Coleta. Foram ouvidas 2.081 pessoas em todo o Estado entre 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de 2,15 pontos para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa no TRE-MG é 32.178/2010.

Compartilhe

                 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s