Presidente do STF afirma que votos do mensalão serão ‘fatiados’

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carlos Ayres Britto, disse nesta sexta-feira (17) que a polêmica sobre o formato do julgamento do mensalão está resolvida.

A análise ocorrerá de forma “fatiada”, conforme propôs o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa.

“Vai ser fatiada, de acordo com a metodologia adotada pelo ministro Joaquim Barbosa, conforme o recebimento de denúncia. Será usado o mesmo método, em capítulos”, disse Ayres Britto, ao chegar em cerimônia de posse de novos procuradores na AGU (Advocacia Geral da União).

STF muda método e 1ª decisão já pode sair semana que vem
Jugalmento do mensalão entra em segunda etapa com início do voto do relator
Relator vota pela condenação de João Paulo Cunha, Valério e sócios

O método já está definido, mas a ordem desses capítulos ainda não é sabida. Ontem, Barbosa iniciou seu voto analisando as acusações contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que era o presidente da Câmara dos Deputados, quando o esquema do mensalão foi revelado pela Folha de São Paulo.

O relator votou pela condenação de Cunha e do publicitário Marcos Valério e seus então sócios, Cristiano PAz e Ramon Hollerbach, relativamente aos atos imputados a eles no episódio de repasse de dinheiro da SMPB ao então presidente da Câmara.

Na próxima segunda-feira o julgamento será retomado com o voto do revisor, Ricardo Lewandowski, também relacionado a este ponto específico. Depois, serão colhidos os votos dos demais ministros. Resolvida a questão de João Paulo Cunha, a palavra volta ao relator para tratar de outro assunto e assim até resolver todos os itens da denúncia.

Ainda não se sabe qual será o segundo ponto. A formatação mantém a dúvida sobre a participação de Cezar Peluso no julgamento. Ele deverá se aposentar até o dia 3 de setembro, quando completa 70 anos, e a expectativa é que o tribunal não julgue tudo até essa data.

Nesta sexta, Britto foi questionado sobre o assunto e respondeu: “Não se sabe [se Peluso vai participar]. Vai depender do andar da carruagem”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s