Advogados afirmam que Barbosa errou ao condenar ex-dirigente do Rural

Os advogados dos dirigentes do Banco Rural, os ex-ministros da Justiça Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias, disseram ontem que o ministro relator do processo, Joaquim Barbosa, “cometeu erros” em seu voto.

Num último esforço para tentar reverter uma tendência de condenação dos réus, eles deverão entregar aos ministros do STF mais um memorial, espécie de resumo de tudo o que a defesa disse ao longo do processo.

Segundo Bastos, Barbosa errou ao dizer em seu voto, “pelo menos cinco vezes”, que seu cliente, o ex-vice-presidente do Rural José Roberto Salgado, autorizou a liberação de empréstimo do banco para a Graffiti, empresa do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

“José Roberto não deu nenhum empréstimo. O empréstimo é de 2003, e José Roberto se tornou vice-presidente do banco em 2004. Esse é um [erro], existem outros que vão ser apontados através de memorial aos ministros”, afirmou Bastos.

Indagado se o erro teria sido “doloso”, o ex-ministro da Justiça negou: “Não, são equívocos dado o tamanho desse processo, do número de fardos quase infinito desse processo, que torna muito difícil que se faça uma linha exata das coisas e não se cometam erros”.

INTERPRETAÇÃO

Entre os pontos a abordar no mesmo memorial, José Carlos Dias afirmou que está o laudo de criminalística da Polícia Federal que reconheceu formalmente a existência dos empréstimos.

De acordo com o advogado, Barbosa fez uma “apreciação ideológica” do laudo.

“Laudo não tem interpretação ideológica, é absolutamente formal. E, formalmente, ele atestou que existiram os empréstimos”, afirmou.

Dias disse que o voto de Barbosa não esclarece a eventual participação de sua cliente, Kátia Rabello (dona do Rural), nos empréstimos.

Para o advogado, o relator “partiu do princípio de que queria desmontar a defesa”.

“Eu acho que ele [Joaquim Barbosa] adotou a ótica da acusação em todos os termos. Se a ótica da acusação for a mesma da Justiça, é correto. Mas não é o caso aqui.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s