Dilma diz que vai entregar a taça no domingo e quer que seja para o Brasil

governo-dilma

Presidente foi questionada se entregaria o troféu para o campeão da Copa. Dilma participou nesta segunda de conversa com internautas no Facebook.

Dilma Rousseff enviou uma foto a internautas fazendo gesto que Neymar costuma fazer com os braços (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)

Dilma Rousseff enviou uma foto a internautas fazendo gesto que Neymar costuma fazer com os braços (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (7), durante bate-papo com internautas no Facebook sobre a Copa do Mundo, que vai entregar a taça para o campeão do torneio no próximo domingo (12). A final vai ser disputada no estádio do Maracanã. Durante o bate-papo virtual, Dilma, atendendo a pedido do criador do personagem “Dilma Bolada”, que faz sátira com a presidente, fez com os braços o gesto que é uma das marcas registradas do atacante Neymar: o “É Tois”.

No jogo de abertura da Copa, Dilma, que estava na tribuna de honra, foi hostilizada por torcedores. Ela não foi a mais nenhum jogo do torneio. Na última semana, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, já havia dito que a presidente iria entregar a taça na final.

“Vou entregar a taça no domingo, e torço para que seja para o Brasil”, disse a presidente, ao ser questionada por jornalistas.

Questionada sobre se teme passar por “constrangimento” na final da Copa com vaias da torcida, a presidente respondeu que vaias, se houver, que “são ossos do ofício”.

Presidente Dilma diz em rede social do Palácio do Planalto que vai entregar taça da Copa na final. (Foto: Divulgação)Presidente Dilma diz em rede social do Palácio do Planalto que vai entregar taça da Copa na final. (Foto: Divulgação)

Logo depois, um internauta disse para a presidente que vai ficar com saudade da Copa. Dilma afirmou que fica um “gosto de quero mais”.

“Antes falavam que não ia ter Copa. Agora, muita gente boa quer mais Copa. Tudo com gosto de quero mais”, disse a presidente.

Durante o “Face to face”, a presidente foi perguntada sobre qual resultado ela acha que terá o jogo entre Brasil e Alemanha, nesta terça (8), pela semifinal na Copa, no Mineirão. Dilma afirmou que “só quer ganhar” e que, na vitória, “qualquer placar serve”.

Ao ser indagada por um internauta sobre a falta cometida por um jogador colombiano e que tirou o atacante Neymar do Mundial, Dilma afirmou que a dor que o atleta sentiu ao ser atingido “feriu” o coração de todos os brasileiros.

“O Neymar está aí, mesmo ferido, querendo jogar. É um guerreiro. O exemplo de resistência do Neymar vai fortalecer a Seleção. Fazê-la se superar”, publicou a presidente no Facebook.

Obras
Sobre as obras que não ficaram prontas a tempo para a Copa a presidente Dilma disse que “muitas não são destinadas à Copa”.

“O Brasil é hoje um dos países que tem mais investimentos em mobilidade urbana, como metrôs, VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos), BRTs e corredores exclusivos. Todos esses investimentos ficarão prontos para os brasileiros. Mesmo os aeroportos continuaremos a expandi-los. porque a nossa projeção é que logo chegaremos a 200 milhões de passageiros. E assim é também com portos e rodovias”, disse a presidente.

Outro internauta perguntou se “o Brasil saiu no prejuízo ao emprestar dinheiro para a construção de estádios”, fazendo referência ao fato de que muitas das arenas foram construídas com empréstimos do BNDES. Dilma respondeu que não houve prejuízo e que a Copa, entre outros benefícios, gerou empregos.

“Primeiro, porque foi empréstimo bancário e será pago com os devidos juros. Segundo, porque os estádios nos permitiram receber a Copa das Copas e gerar, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas e a Ernst Young, 3,6 milhões de empregos em todo seu ciclo. Terceiro, essas mesmas instituições de passageiros. E assim é também com portos e rodovias”, respondeu o Palácio do Planalto.

Ainda sobre questões de infraestrutura, Dilma foi perguntada se a fluidez dos aeroportos vai continuar ao término da Copa. “Não vai apenas continuar, mas o nosso objetivo é que fique ainda melhor”, respondeu.

Próximos eventos
Um dos internautas parabenizou a presidente pela organização da Copa no Brasil e afirmou que o evento está sendo uma “belezura”. “Belezura mesmo. Azar dos urubus”, respondeu a presidente no “Face do face”.

Questionada no bate-papo sobre quando deverá ser organizada a próxima Copa do Mundo no Brasil, a presidente afirmou esperar que na próxima década o Mundial volte a ser realizado. “Talvez na próxima década. Ainda bem que teremos Olimpíadas e Paraolimpíada em 2016”, disse Dilma.

“Não concordo que houve qualquer prejuízo para a Copa do Mundo com obras atrasadas. Não podemos repetir na Olimpíada o indevido pessimismo que houve na preparação da Copa”, disse a presidente.

A próxima Copa será em 2018, na Rússia, e a seguinte, em 2022, no Catar. Ainda não há definição sobre onde os mundiais dos anos seguintes serão realizados.

A presidente assegurou aos internautas que com a realização da Copa no Brasil o Ministério do Esporte tem os requisitos para trazer outras competições internacionais para o país. “Até porque não ha nenhuma competição internacional que tem uma complexidade maior do que a da Copa”, afirmou.

Economia
Entre os assuntos abordados pelos internautas durante o bate-papo na internet, a presidente foi questionada sobre o efeito da Copa para a economia do país, “com tanto pessimismo para o resultado do PIB de 2014”.

“O mesmo pessimismo que anteciparam para a Copa e que se mostrou equivocado, ocorre quando falam sobre o PIB de 2014. Nós acreditamos na força da economia brasileira para se superar diante das dificuldades derivadas da crise internacional”, destacou a presidente.

Face to face
Esta é a quarta vez que Dilma participa de conversas com internautas no Facebook. A última havia sido em maio, quando ela respondeu perguntas sobre o Enem. Na primeira oportunidade em que promoveu um chat, Dilma respondeu perguntas sobre o Marco Civil da Internet, que, na ocasião, recém tinha sido aprovado pelo Congresso Nacional. No segundo bate-papo virtual, as perguntas foram sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s